Rapper One relata como foi sua vida enquanto era um idol do KPOP!



Em entrevista para a VICE, o rapper One (ex-membro do OnePunch, e que fez muito sucesso após participar do Show Me The Money e assinar um contrato com a YG Ent.), relatou que sua vida como idol do kpop, foi sufocante, confira abaixo a entrevista:

"Comecei a ganhar muito dinheiro e as pessoas começaram a me reconhecer, mas eu não estava sendo eu mesma, quanto mais dinheiro entrava, menor a minha auto-estima".
Como Contado Para Minha vida como um ídolo do K-Pop foi sufocante. Aqui está o que fin
almente me fez desistir.
"Comecei a ganhar muito dinheiro e as pessoas começaram a me reconhecer, mas como eu não estava sendo eu mesmo, quanto mais dinheiro entrava, menor a minha auto-estima ficava".
One é um rapper, cantor, compositor e ator. Ele agora é um artista independente, mas anteriormente treinado pela YG Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. Ele também apareceu em dramas, incluindo A Korean Odyssey, Room No. 9, e Her Private Life.
Estou na indústria da música sul-coreana desde os 16 anos. Não era meu sonho ser músico, mas senti muita alegria em fazer música. Eu não me adaptei bem ao ensino médio e sempre tive a visão de que faria algo grande e não tradicional com a minha vida, então desisti.
Na época, eu realmente gostava da música que estava saindo da YG Entertainment, então enviei demos, mas nunca obtive resposta. Eventualmente, quando eu esqueci que enviei as demos, uma equipe de ex-produtores de YG que criaram sua própria gravadora estendeu a mão e se ofereceram para assinar comigo.
Essa foi minha primeira experiência como trainee de K-pop. O hip-hop não era grande na Coreia naquela época e a indústria estava cheia de grupos de ídolos como o Super Junior. Essa nunca foi um caminho que eu queria seguir; cantar e dançar como eles simplesmente não veio naturalmente para mim. Mas, na época, parecia a minha única opção, então entrei no rigoroso sistema de K-pop.
Debutei como parte da dupla 1Punch e rapidamente percebi que um idol group não era para mim. Nós não fomos tão bem quanto a empresa esperava, então eles nos deixaram de lado. Como eu queria controlar o meu próprio destino, fiz vários pedidos à minha empresa para participar da competição de TV de rap Show Me the Money. Essa foi a minha grande oportunidade. Eu tive a sorte de ter me saído relativamente bem no programa e, uma vez que apareci, recebi uma tonelada de ofertas de diferentes selos e pensei que, se eu fosse assinar com um novamente, seria o maior tamanho possível e escolhi a YG.
Lá, passei por um treinamento ainda mais rigoroso e novamente fui forçado a me encaixar em um determinado molde, que não era realmente eu. Isso se manifestou de várias maneiras, desde me fazer criar músicas que não eram fiéis ao meu estilo, até mudar meu jeito de me vestir para algo que não parecia natural. Era como tentar encaixar um pino quadrado em um buraco redondo. O que mais me incomodou foi ter que tomar decisões que contradissesse minha própria identidade para acalmar a gerência. Eu senti que essas escolhas estavam me fazendo ir contra quem eu realmente era.
Idols groups de K-pop trazem muita felicidade para muitas pessoas, mas produzir todos os artistas para se encaixar nesse guarda-chuva não é certo. Quero ver mais diversidade em nossa indústria, que gastou tanto tempo apagando as identidades das pessoas e colocando-as em um pacote brilhante e uniforme para se adequar ao que elas acham que as massas querem consumir.
Vi muitos músicos talentosos passarem pela mesma coisa e me sinto mal, triste e decepcionado por eles. Como eu, muitos deles pensavam que passar pelo sistema de idols groups era a única maneira de perseguir sua paixão.
Eu me sinto decepcionado com o sistema, porque há muitas pessoas que não se encaixam no gênero ídolo do canto-dança do K-pop, mas são forçadas a seguir esse modelo. Depois de induzir os artistas a entrar nesse sistema, os selos os expandem o máximo possível para obter mais receita, popularidade e fama, perpetuando ainda mais que esse é o único método para o sucesso, em vez de apenas permitir que eles sejam o artista que desejam ser .
Existe uma hierarquia, com a empresa no topo, e o artista em uma posição em que eles apenas precisam tomar a direção. Quando eu estava em grandes gravadoras, senti que minha música não era boa o suficiente e que não era boa o suficiente, como artista e como eu mesmo. Eu gostaria que houvesse alguém lá para me dizer que eu era o suficiente e apoiar quem eu era como artista.
A certa altura, comecei a ganhar muito dinheiro e as pessoas começaram a me reconhecer, mas, como não estava sendo eu mesmo, quanto mais dinheiro entrava, menor a minha auto-estima ficava. Nada do que eu estava fazendo estava me trazendo alegria e o "sucesso" que eu tentava alcançar não significava nada.
As pessoas olham para celebridades e só veem as roupas legais, os grandes palcos e o dinheiro. Eles podem pensar: “Por que motivo eles têm esses problemas e se sentem da maneira que sentem?” É importante que todos saibam que o que você vê não é tudo, sejam artistas no palco ou pessoas que você passa no metrô. É uma falta de entendimento entre as pessoas que dificulta. Todo mundo é humano, inclusive artistas, e acho que se todos tentassem se entender e se esforçar um pouco mais para ver as coisas do lado da outra pessoa, as coisas seriam muito melhores.
Outra coisa é a ênfase do setor na juventude e na criação de pessoas tão jovens. Alguns debutam tão jovem, tipo 13 anos de idade. Acho difícil acreditar que alguém realmente saiba quem é nessa idade. Impulsionar jovens adultos em um ambiente em que eles eventualmente terão que aceitar o fato de que quem eles são para o público não é a mesma pessoa que eles são por dentro é muito problemático.
O fato de "treinar artistas" também é uma loucura para mim. Como você pode treinar alguém para ser um artista? Você pode dar a eles ferramentas e conselhos, mas não pode treinar pessoas para se tornarem artistas. As pessoas devem ser capazes de criar o que desejam criar. Dessa forma, eles podem se sentir livres, satisfeitos.
A boa notícia é que a indústria parece estar se movendo lentamente nessa direção, onde o treinamento não é tão restritivo e as empresas estão permitindo mais diversidade de criação.
Comecei minha própria gravadora como artista independente, para me orgulhar de quem sou e fazer o que quero. Essa liberdade se traduziu na minha música. Agora, estou escolhendo coisas que realmente quero que as pessoas escutem, em vez de pensar sobre o ranking nas paradas. A fama e o sucesso monetário que o acompanham são apenas secundários.
Meus objetivos e paixões criativas agora são impulsionados pela diversão que encontro na música, indo contra a uma competição com outros artistas. No passado, eu sempre senti que estava perseguindo alguém. Mas agora, não estou perseguindo ninguém na mesma pista, estou criando meu próprio caminho.
kr-Eng: onlyonearchives
Eng-PT: BRJaewon
Retiramos a entrevista da página: One Brasil! Então os créditos da tradução, são deles ^^

0 comentários:

-Todo comentário será lido e respondido em até uma semana e meia.
-Comentários ofensivos serão excluídos.
Agradeço desde já seu comentário! Divirta-se no This is Korea and Japan!